Blog

Como é feita a tinta


A tinta de impressora é feita a partir de uma combinação de ingredientes, que incluem verniz, resina, solventes, pigmentos e aditivos, como ceras e lubrificantes. Aqui está um resumo do processo:

1. Preparação do Verniz
O verniz, que é um líquido claro e a base de qualquer tinta, é preparado misturando as resinas, solventes e aditivos, muitas vezes em altas temperaturas, para formar uma mistura homogênea.

2. Adição de Pigmentos:
Os pigmentos, que dão cor à tinta, são então misturados ao verniz. A tinta preta, por exemplo, é feita usando pigmentos pretos de carbono, enquanto pigmentos brancos como dióxido de titânio podem ser usados para clarear outras cores de tinta.

3. Moagem:
Os pigmentos são moídos para quebrar qualquer aglomerado, garantindo que as cores sejam espalhadas uniformemente através da tinta.

4. Formação de Cores:
Diferentes pigmentos coloridos são usados para criar diferentes cores de tinta. As impressoras tradicionais usam quatro cores principais de tinta: ciano, magenta, amarelo e preto. Essas cores, quando misturadas em diferentes proporções, podem fazer todo o espectro de cores necessário para imprimir em cores completas.

5. Adição de Aditivos:
Após a mixagem, a tinta recebe outros ingredientes, como ceras (que melhoram a resistência ao atrito) e secativos (que aceleram o processo de secagem).

6. Controle de Qualidade:
A tinta passa por vários testes de controle de qualidade para garantir as mesmas propriedades em todos os lotes.

É importante notar que a tinta é diferente do toner, usado em impressoras a laser. A tinta é um líquido colorido com pigmentos e corantes, usado em impressoras a jato de tinta. Existem dois tipos: à base de corantes (corantes dissolvidos em líquidos) ou à base de pigmento (pó fino suspenso em líquido). Já o toner é um pó muito fino feito de poliéster, um tipo de plástico.

Saiba mais:

- Como é feita a tinta de impressão - Promtec. https://www.promtec.com.br/como-e-feita-tinta-de-impressao/




Postar um comentário

0 Comentários